A Prefeitura de Maringá, em parceria com a Polícia Civil do Paraná e diversas instituições, realiza na próxima semana, entre os dias 19 e 22 de junho, a Semana da Cidadania 2024. O evento ocorrerá no segundo piso do Terminal com uma edição especial do ‘Super Prefeitura nos Bairros’, prestação de diversos serviços para a comunidade e inscrições para cursos gratuitos. Também haverá emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e atendimentos jurídicos por meio do programa PCPR na Comunidade, da Polícia Civil.
A emissão da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Para ser atendido é necessário realizar agendamento prévio pela internet e selecionar a data e horário de atendimento (clique aqui para agendar). Na data agendada é necessário comparecer com os documentos necessários para confecção do documento (clique aqui para conferir A Polícia Civil também disponibilizará serviços de registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações sobre como realizar denúncias. Também haverá exposição de armamentos e equipamentos táticos do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e apresentação dos cães do canil da Polícia Civil.
Durante a Semana da Cidadania, haverá uma edição especial do ‘Super Prefeitura nos Bairros’, iniciativa que aproxima os serviços municipais da comunidade. Durante todos os dias do evento, as secretarias municipais estarão no segundo piso do Terminal Urbano para prestação de serviços e atendimento da comunidade.
A programação inclui atividades recreativas, corte de cabelo gratuito, divulgação de vagas de emprego, inscrições para cursos gratuitos de mecânico, soldador e outros, além de atendimentos de saúde, emissão da carteira do autista e diversas outras ações (confira abaixo a programação completa).
“O objetivo da Semana da Cidadania é levar serviços importantes para a comunidade, como emissão de documentos, assistência social, jurídica e atendimentos em diversas áreas. Com a ação no Terminal Urbano, também vamos facilitar o acesso da população”, afirma o secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Anderson Carrard.
Ele destaca que a iniciativa reforça o compromisso do município em estar sempre próximo das pessoas, com ações voltadas ao bem-estar, saúde e qualidade de vida.