Conforme expõe o CEO da empresa Brazilian Graphene, Danilo Destro Furtado, o grafeno é uma excelente inovação para as indústrias, sendo uma forma de carbono bidimensional que tem sido cada vez mais alvo de pesquisas e estudos, em relação à sua utilização e ao aproveitamento completo de suas propriedades, características físicas e químicas.
Por conta disso, este mineral possui notáveis aplicações nas indústrias de eletrônicos, energia e até mesmo medicina, mas você sabia que o grafeno também pode contribuir significativamente com o meio ambiente? Se você se interessa por este assunto e tem interesse em saber mais sobre, continue a leitura deste artigo.
Inovação na filtragem de água
O grafeno possui características que seguem surpreendendo pesquisadores ao redor do mundo, tamanha a versatilidade, resistência, força e potência que este material pode oferecer. Uma das aplicações que mais chama atenção é em relação à filtragem de água e como o grafeno pode contribuir para essa atividade. Suas membranas são capazes de purificar a água, podendo remover metais pesados, impurezas e também realizar a separação do sal de duas a três vezes mais rápido do que as dessalinizadoras atuais.
Contribuição para o desenvolvimento de energias renováveis
Outra grande contribuição do grafeno é para o desenvolvimento do setor de energias renováveis, que tem recebido cada vez mais atenção e urgência por conta das preocupações ambientais. Segundo o empresário Danilo Destro Furtado, o grafeno tem demonstrado uma grande otimização do setor fotovoltaico, ajudando a economizar os custos do setor e a aprimorar seus rendimentos.
Além disso, sua aplicação também é eficaz na produção de super baterias, permitindo o armazenamento de energia de forma ainda mais eficaz. Dessa maneira, a contribuição deste mineral para a indústria de energias renováveis tem se demonstrado cada vez mais promissora, podendo garantir um futuro com investimentos e resultados sustentáveis.
Extração e produção mais sustentável
Conforme informa o homem de negócios Danilo Destro Furtado, a extração de grafeno também tem sido alvo de pesquisas e investimentos a fim de que seja realizada sem causar danos ou grandes impactos ambientais, como é o exemplo da deposição química de vapor (CVD), onde é possível minimizar o consumo de energia e de recursos, reduzindo assim as consequências ecológicas.
Em conclusão, como ressalta o empreendedor Danilo Destro Furtado, o grafeno garante efeitos que ainda têm sido observados e estudados por cientistas e pesquisadores em todo o mundo, tudo de maneira que ele contribua significativamente não apenas para as indústrias de tecnologias e para a fabricação de produtos mais duráveis, resistentes e econômicos, mas, também, para que ele atue efetivamente na utilização mais responsável e consciente do meio ambiente.